Linhaça Marrom ou Dourada?

Rica em fibras, que promovem a saciedade e o bom funcionamento do intestino e rica, também, em ômega-3 e ômega- 6, os quais oferecem proteção cardiovascular. A semente de linhaça vem sendo alvo de muitos estudos - que incluem a diminuição do risco de alguns tumores - e seu consumo cada vez mais difundido.
A introdução da linhaça na alimentação deve ser feita de forma gradual, podendo ser consumida com iogurte, frutas ou sucos.
Na forma de farinha, ela é melhor aproveitada pelo corpo. A casca pode passar intacta pelo trato digestório quando a linhaça é ingerida na forma de semente, portanto, triturada, ela aumenta a biodisponibilidade dos nutrientes.
Como farinha de linhaça oxida facilmente, o ideal é comprar a semente, batê-la no liquidificador e consumi-la em seguida.
A diferença entre a linhaça dourada e a marrom está na casca e não no valor nutricional. A dourada possui a casca mais fina, logo a sua trituração é mais fácil e a biodisponibilidade dos nutrientes maior. Mas se bem triturada, a semente de linhaça marrom é bem aproveitada e não fica atrás da dourada, sendo uma boa escolha considerando a vantagem de preço.



Os efeitos da presente orientação só serão efetivos quando associados a uma alimentação equilibrada e não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.